Der Zentral-Fachausschuss Berufsbildung Druck und Medien, kurz ZFA, ist das zentrale Gremium für die berufliche Bildung in der Druck- und Medienbranche in Deutschland. Getragen von den Spitzenverbänden der Arbeitgeber und Arbeitnehmer, übernimmt der ZFA eine Vielzahl an Aufgaben, die für die Ausbildung im Medienbereich wichtig sind.
Entwicklung und Aktualisierung der Ausbildungsordnungen
Ein Fokus ist dabei die Entwicklung und permanente Aktualisierung der Ausbildungsordnungen. Diese Ordnungen sind die Basis der dualen Ausbildung im Betrieb und definieren, welche Inhalte und Ziele während der Ausbildung vermittelt werden sollen. Eine der wichtigsten Aufgaben des ZFA ist die Erstellung und Bereitstellung von Prüfungsaufgaben für die bundesweit einheitlichen Zwischen- und Abschlussprüfungen der Mediengestalter. Diese Aufgaben werden von speziellen Fachausschüssen innerhalb des ZFA entwickelt und regelmäßig überarbeitet, um den sich wandelnden Anforderungen der Branche gerecht zu werden. Damit verbunden ist auch die enge Zusammenarbeit mit den Industrie- und Handelskammern, die die Durchführung der Prüfungen vor Ort koordinieren.
Unterstützung für Ausbildungsbetriebe und Berufsschulen
Der ZFA unterstützt Ausbildungsbetriebe und Berufsschulen durch Beratungsangebote und Informationsmaterialien. Dazu gehören auch Fortbildungsveranstaltungen für Ausbilder und Lehrer um sicherstellen, dass die Ausbildungsqualität aktuellen Standards entspricht.
Abschlussprüfung Mediengestalter
Für die Abschlussprüfung der Mediengestalter übernimmt der ZFA eine besonders wichtige Rolle. Hierbei erstellt er die Prüfungsaufgaben, die sowohl theoretische als auch praktische Teile umfassen und die verschiedenen Fachrichtungen des Berufs abdecken. Diese Aufgaben sind so konzipiert, dass sie die Kompetenzen der Auszubildenden prüfen und sicherstellen, dass die Absolventen den Anforderungen des Arbeitsmarktes gerecht werden. Der ZFA trägt somit dazu bei, dass die Ausbildung in der Druck- und Medienbranche auf einem hohen Niveau bleibt und die Mediengestalter gut auf ihre berufliche Zukunft vorbereitet sind.
Mais informações: ZFA Media
Nos últimos meses, temos estado a trabalhar em ComprovaçãoNos últimos meses, a Proof.de tem vindo a refletir sobre a forma de melhorar a sua já muito boa tecnologia de medição de cor em termos de velocidade e precisão de medição. Rapidamente se tornou claro que só havia dois dispositivos que podiam ser considerados: O KonicaMinolta MYIRO-9, o sucessor do anterior FD-9, ou o X-Rite ISIS 2 XL. O ponto de partida: Como temos 5 dispositivos de prova no Proof GmbH, a calibração de alvos para otimização de perfis é uma tarefa crítica em termos de tempo para nós. Por este motivo, nos últimos meses, estávamos à procura de uma atualização para a nossa mesa X-Rite i1-iO anterior, uma vez que tínhamosLeia mais
No novo PANTONE Vários erros foram introduzidos nas novas ventoinhas PANTONE 2023. Tanto a gama PANTONE Solid Coated como a Solid Uncoated contêm cores para as quais as novas fórmulas estão incorrectas. Na gama PANTONE Solid Coated 2023, PANTONE 107 C e PANTONE 108 C são afectados por fórmulas de cor idênticas, tal como PANTONE 113 C e PANTONE 114 C. Não pode ser o caso de cores diferentes. Vários erros no PANTONE Solid Uncoated fan 2023 No PANTONE Solid Uncoated fan 2023 ainda existemLeia mais
Cada vez com mais frequência temos recebido Gestão das coresNos últimos tempos, temos recebido cada vez mais pedidos de consultoria em gestão de cores em que os designs "digital first" estão a atingir os seus limites: Nomeadamente, sempre que a primeira apresentação numa feira comercial, o primeiro relatório anual ou o primeiro catálogo em impressão online clássica está previsto para daqui a alguns meses ou anos. E é precisamente nessa altura que todos os envolvidos se apercebem de que nem sequer sabem como a sua estratégia de cor "digital first" deve ficar na impressão. Mas vejamos o problema desde o início: digital first = primeira prioridade para os suportes digitais online. Mas e se a impressão vier? Mesmo para grandes empresas globais a pequenas empresasLeia mais
A partir de quarta-feira, 21.2.2024, o simpósio de dois dias sobre gestão da cor da Fogra -A Fogra vai realizar o seu 20º simpósio em Munique. Por um lado, os especialistas em gestão da cor da indústria de produção e das PME apresentarão o seu estado de implementação e realização da gestão da cor, como a Proctor & Gamble, a L'Oréal e a Kärcher este ano, mas também os desenvolvimentos actuais em áreas como a ECG, Softproof e a prova em papel são apresentados e discutidos. O tópico da Prova de Decoração recebeu um enfoque próprio, mostrando como as superfícies decorativas sofisticadas podem ser capturadas, corretamente apresentadas na prova eletrónica e depois impressas corretamente. Para nós, enquanto membros da FograLeia mais